Por Letícia Costa:

Antigamente as pessoas falavam muito de “missão, visão e valores”. Era uma forma de alinhar todos os colaboradores, de saber para onde a empresa ia e o que que ela queria. Claro que isso ainda vale e é super importante, mas hoje muito se fala sobre Golden Circle, que é uma metodologia um pouco diferente e faz mais sentido para o momento atual.

Ter missão, visão e valor fixados em uma parede nem sempre faz sentido nesse nosso mundo que está cada vez mais dinâmico. 

O Golden Circle é uma metodologia criada pelo Simon Sinek (inclusive tem um TEDx muito incrível que ele explica tudo aqui nesse link ) que nada mais é que um alinhamento de cultura que ajuda todos a entenderem o que a empresa quer, aonde ela está indo e como ela faz isso. 

O Golden Circle, na verdade, são três círculos.

O primeiro círculo (o mais central) é o PORQUÊ

Por que sua empresa existe?

Aqui você precisa entender qual a missão do seu negócio. Você pode, por exemplo, lembrar do seu contrato social. Onde você explicou qual seu objetivo com a sociedade enquanto empresa. Qual sua entrega de valor para o mundo? 

Conhecer o propósito do seu negócio é muito importante e poucas empresas dão valor a isso. 

O círculo do meio é o COMO.

Como fazemos o que fazemos. 

Esse é mais simples.  O “como” consiste nos processos e métodos que você vai empregar no negócio. É aqui que entram os planos de ações e os planejamentos estratégicos. Mas é essencial que as ações planejadas estejam em conformidade com seu propósito, valores e missão. Afinal, não adianta ter uma causa por trás da empresa e buscar um impacto positivo no mundo se você não coloca em prática valores relacionados, concorda?

E, por último, temos o círculo mais externo que é o O QUE.

Depois de refletir sobre o seu propósito e fazer o planejamento estratégico, é hora de pensar no resultado.

Estamos falando do produto ou serviço que você vende no mercado. O que, de fato, você entrega para o consumidor. Primeiro devemos sempre contar o PORQUÊ fazemos o que fazemos. É isso que te conecta com outras pessoas e negócios. É fundamental que você entenda que, se você não tem colaboradores, clientes e sócios engajados, provavelmente o teu golden circle não está claro. Ou seja, o porquê vocês existem não está alinhado para todos.  O como vocês fazem pode ser que alguns pensem de uma forma e outros de outra, mas isso é simples de alinhar. O que vocês fazem é mais claro e consenso para todo mundo. 

Quer conhecer melhor essa metodologia e aplicar no seu negócio?

A Glaciano Resultados Humanos tem o estudo certo para você.

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