Por Letícia Costa:

Qual o futuro das carreiras já existentes e quais as carreiras do futuro?

Com o avanço da tecnologia e suas vertentes – Inteligência Artificial, análise e automação – cada vez mais ocupações têm surgido e de maneira mais rápida que em décadas anteriores. Esses avanços mudam não só a natureza e os tipos de trabalho, mas também dentro de cada organização. Como?

Com a pandemia do Covid-19, há um forte crescimento de trabalho em Home Office (em média 46%, segundo a FIA – Fundação Instituto de Administração), pressionando as empresas a se adequarem a propostas mais voltadas para o mundo digital. Ocupações que antes exigiam a presença física do colaborador, hoje conseguem administrar a demanda através de vídeos-chamadas, tele atendimento e até mesmo plataformas criadas a fim do trabalho à distância. Como exemplo de ofícios que precisaram se adaptar ao “novo normal” temos: contábil, marketing, atendimento e, até mesmo, recrutamento e seleção de candidatos.

E quais são as carreiras do futuro?
Segundo o SENAI (pesquisa de Mapa do Trabalho Industrial – 2019), as profissões ligadas a tecnologias serão as que mais vão apresentar crescimento. Para se adaptar ao novo cenário, cerca de 10,5 milhões de trabalhadores brasileiros (segundo a Revista Época Negócios), que hoje ocupam cargos industriais, precisarão de novas capacitações até 2023 nos mais diversos níveis de instrução.

E você? Quais novas carreiras você enxerga para os próximos anos? Como você espera se colocar no mercado atual?

Fontes:

https://folhadirigida.com.br/blog/carreiras-futuro/
https://migalhas.uol.com.br/depeso/330671/a-importancia-da-adequacao-terminologica–home-office-e-teletrabalho
https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/08/profissoes-que-mais-vao-crescer-ate-2023.html
https://www.rhcenter.com.br/blog/perfis-profissionais-que-mais-se-adaptam-ao-home-office

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *